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Como definir o público certo?

December 14, 2018

Não adianta se comunicar com mercados que não são alvo do seu negócio.

 

Além do tradicional planejamento estratégico, nesse final de ano recebemos inúmeras demandas para contribuir com a melhor definição de mercado e público alvo de empresas, dos mais diversos segmentos. Mas, e você, será que sabe quando está na hora de definir melhor o público das suas soluções?


Aqui vão alguns sintomas que podem demonstrar que esse é o momento ideal:

 

  • As estratégias utilizadas no comercial não têm o efeito desejado;

  • O cliente se interessa pela solução, mas logo deixa de utilizá-la;

  • Os investimentos para aprimorar a solução não tracionam os clientes da forma esperada;

  • O cliente não entende a sua solução.
     

 

Todos esses são sintomas comuns, porém, o mais preocupante é o último, afinal, como em qualquer comunicação, caso alguém não compreenda uma mensagem a responsabilidade é de quem a emitiu. Então, sim! Talvez seja um pouco rude, mas se o cliente não entende a sua solução é porque você não soube se comunicar.

 

Mas tudo bem, ainda há tempo e pode ser apenas que o público não seja esse que você está atacando e por isso a dificuldade de comunicar o valor da sua solução. Independente da hipótese, não perca tempo e ajuste de uma vez esse processo. Comunicação adequada para o público certo!

 

Sem mais delongas, vamos ao passo a passo de como resolvê-la:

 

  • Detalhe bem as suas soluções. Reúna a sua equipe e tenha consciência das características técnicas das suas soluções, quais problemas elas se propõem a resolver, como deve ser utilizada pelo cliente e principalmente seus benefícios e esforços (falamos um pouco sobre isso aqui);

  • Quem já adquiriu a sua solução? Analise quem já tem soluções da sua empresa, qual o perfil desses clientes, a qual setores eles pertencem e o que a sua solução resolve na vida deles;

  • Conheça quem sofre com esse problema e quem pode lhe substituir. O problema que a sua solução resolve certamente tem várias outras formas para ser resolvido, não necessariamente com os mesmos benefícios e provavelmente em mais de um segmento de mercado;

  • Estude o que a concorrência está fazendo. É essencial que você conheça quem já está no mercado, quais soluções oferecem, qual público estão buscando e como se comunicam com esse perfil.

  • Converse com os mercados que apresentam o problema que você resolve. Não tenha medo de conversar com seus possíveis clientes, busque compreender o que é valor para eles e como a sua solução pode tornar as suas vidas mais fáceis.

  • Defina um foco. De posse de informações sobre o que os concorrentes estão fazendo e o que os seus mercados potenciais valorizam, selecione aquele que mais converge com os valores que você se propõe a entregar, com aqueles que percebem o maior número de benefícios.

  • Ação! Defina suas estratégias e modele o seu processo para atingir esse público.

 

Certamente a sua comunicação agora ficará mais assertiva.


Ficou interessado em saber mais? Contate um dos nossos consultores!
 

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