• Black LinkedIn Icon

© 2018 Todos os direitos reservados.

Valor & Foco | Inteligência de Negócios

Entre em contato

Fone: + 55 (48) 3234-0087

Email: comercial@valorefoco.com.br

Localização

Parqtec Alfa - Parque Tecnológico

Florianópolis - Santa Catarina

Investindo em novas máquinas, tecnologias, mercados ou estrutura para a sua empresa. Quais os riscos?

February 8, 2019

Sempre que se envolve dinheiro, recursos financeiros, todo cuidado é pouco, afinal, desde pequeno você deve ter ouvido seus familiares dizerem que dinheiro não dá em árvore, tampouco cai do céu, não é mesmo? 

 

A decisão de investir é realmente complicada e se não for analisada com a devida cautela pode trazer sérios problemas para a sua organização. Seja o investimento previsto para ocorrer em áreas como Marketing ou na aquisição de uma nova máquina. 

 

Isso não quer dizer que você não deva investir em sua organização, muito pelo contrário, mas que você deve avaliar a opção de investimento antes de tomar qualquer decisão. Afinal, todo investimento tem um risco associado e subestimá-lo pode levar a sua empresa à falência. Exatamente, sua empresa pode fechar as portas simplesmente pela realização de um péssimo investimento.

 

Recentemente, durante o desenvolvimento de um dos nossos projetos para um cliente do Oeste de Santa Catarina, tomamos conhecimento acerca de uma indústria de pellets da região que, seduzida pela ideia de montar uma unidade produtiva, investiu em máquinas e equipamentos necessários para tal operação. As máquinas chegaram, a estrutura estava montada e as parcelas já estavam sendo debitadas, entretanto, os sócios não sabiam quem abordar e como abordar para começarem a vender para arcar com o investimento realizado, tampouco sabiam quanto vender para honrarem com seus compromissos.

 

 


O resultado dessa aventura?  Hoje eles fazem parte da conhecida estatística de cerca de 80% das empresas que fecham nos anos iniciais. O motivo é nítido, tomaram uma decisão de forma equivocada, sem avaliar adequadamente o investimento que seria realizado, tampouco conheciam o tempo estimado para obter o retorno do capital investido.

 

Então, independente do tempo no qual a sua organização está no mercado, evite entrar para a estatística, o risco de se investir é alto, porém, é fácil mitigá-lo. Quer saber como? Segue um breve passo a passo de como não subestimar novos investimentos no seu negócio e não tomar decisões erradas:

 

  • O primeiro passo é basicamente uma preparação mental e psicológica: Esteja aberto para avaliar a oportunidade. Deixe o seu pensamento inicial sobre tal oportunidade de lado nesse primeiro momento, evitando tendenciar a análise. 

  • Tenha claro o objetivo do investimento que será feito e o que se espera alcançar com ele 

  • Levante informações sobre o ambiente externo (que impactará nessa decisão de investimento: fatores econômicos, consumidores, concorrentes) e sobre o ambiente interno (o que mudará internamente com o investimento, processos, produtos, pessoas) 

  • Crie cenários de acordo com as informações do ambiente externo e interno 

  • Projete os cenários, buscando estimar o dispêndio financeiro ao longo do tempo para o projeto e a perspectiva de retorno financeiro com ele 

  • Defina a Taxa Mínima de Atratividade 

  • Defina e avalie alguns indicadores financeiros para tomar a decisão sobre o investimento, tais como: VPL, TIR, Payback, entre outros. 

 

Seguindo esses passos você já percorreu um bom caminho para acertar na decisão de investir ou não. Mas, será que realmente vale a pena investir? O que fazer com as informações geradas pelos passos acima? Se você está com essa dúvida é só clicar aqui que você terá a resposta.

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Filtre pelas tags
Please reload

Follow Us
  • LinkedIn ícone social